sexta-feira, 31 de maio de 2013

O perigo de uma única história - Chimamanda Adichie

Este é um vídeo muito interessante que foi publicado no fórum do curso. Faz parte de uma conferência de uma fundação chamada TED.Vale a pena assistir, e também conhecer outros vídeos no site http://www.ted.com/.


 TED é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos, conhecida por suas conferências destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.

A leitura amplia nossos horizontes


“Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que têm. E interpreta a partir dos pés onde pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.”

— BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 9.

A Importância da Leitura- Depoimentos

Lucinei...

Tomei gosto pela leitura muito cedo, já nas séries iniciais minha mãe comprava gibis que eu adorava ler, vivia cada história como se fosse o protagonista. Na minha adolescência cheguei a ganhar um prêmio na escola por retirar o maior número de livros na biblioteca. Sempre gostei de todo estilo de livro, mas um em especial marcou minha infância, “A Ilha Perdida” de Maria José Dupré, perdi a conta da quantas vezes que o li. Até hoje adoro ler, pena que minhas ocupações não permitam que seja com a mesma frequência de antigamente, mas estou prestes a aposentar e tenho uma lista de pelo menos 50 títulos que vou ler. 

Joseane...

Meu primeiro contato com a leitura foi bem cedo, antes mesmo de aprender a ler. Meu pai sempre gostou muito de gibi e, me lembro que, todo domingo quando chegava de sua “voltinha matinal”, aonde ia ao campo de futebol assistir jogo, passava pela famosa Banca do Cid, a única banca de jornal e revistas da cidade, e trazia dois gibis da turma da Mônica. Mesmo sem saber ler adorava ver os quadrinhos e imaginar o que as personagens estavam “falando”. Depois do almoço, minha mãe sentava no sofá e, eu e meu irmão, ficávamos um de cada lado para ouvi- la contar as historinhas pra gente.
Outro episódio marcante com a leitura foi um pouco mais tarde, quando estava na 6ª série, onde minha professora de Português, Dona Maryneide, contava pra gente toda sexta-feira, uma história da série vaga- lume (O menino de Asas, A Ilha perdida, ...). Ela começava a contar a história e, muitas vezes eu nem agüentava esperar pela próxima sexta para saber o final. Ia à biblioteca da escola ou mesmo na biblioteca da cidade, pegava o tal livro para terminar a leitura. A gente não via à hora de chegar à aula dela. Ela contava de uma maneira tão gostosa... E a gente também participava, pois ela nos chamava para ler trechos do livro. Depois fazíamos a interpretação de cada livro...
E foi assim que comecei a tomar gosto pela leitura.
Verena...

Lembro que tinha em minha casa vários livros de alfabetização e histórias, tinha meus 6 anos e lembro que chorei porque meu irmão mais velho não queria ler uma história que tinha o desenho de alguém em uma nuvem ligando uma torneira pra chover...Depois de algum tempo qual não foi minha alegria...estava no pré ainda...e consegui decoficar a história...Foi muito marcante!!!
Sou suspeita a falar porque sou uma "rata" de biblioteca....Detonadora de coleções...mas por sempre ser criada numa educação rigida não saia muito de casa...e os livros me levavam a muitos lugares que talvez não pudesse chegar....
Lembro de fazer muitas leituras mensais com fichas de livros com a coleção Vagalume....Até hoje falo do livro Éramos Seis de Maria José Dupre...que me fascina e me encanta que li com 10 anos e depois li mais 7 vezes....
A leitura nos encanta e nos apaixona!!!

Maria Elisabete...

Fui alfabetizada na 1ª série, com seis anos e meio com a professora Maria Helena. Me recordo que estava super ansiosa para isso ocorrer porque meu pai era comerciante (dono de um armazém) e tinha me prometido que assim que soubesse ler e escrever poderia ajudá-lo no comércio. Fiquei radiante ao conseguir isso.
O livro que me marcou  nessa época foi: O Rei  de Quase tudo.

Os livros infantis sempre me fascinaram e ainda hoje me despertam interesse, curiosidade e lembrança afetiva. Era um tempo de literatura saudável e sem violência. Quantas saudades!

A Importância da Leitura na Matemática

Muito interessante esse poema!!!

Futebol X Matemática

O futebol é um esporte
Todos o adoram
Mas ninguém  vê que é  matemática
Porque os  alunos
não a suportam
Para muitos
é um bicho de sete cabeça
Mas é o mesmo
Que marcar um gol com a cabeça
Como jogar futebol,
Sem utilizar a matemática?
Graças à matemática,
Temos o campo,
A área central,
Devemos muito
A essa disciplina genial
Os gols marcados
Também devem ser admirados
Na sala de aula
Quando o professor  explica
A área da circunferência
A do retângulo
Que pena...
Eles não têm referência
Não enxergam por esse ângulo
Os cálculos, as interpretações
Não percebem que
Esta tudo dentro do coração
É sim, uma disciplina complicada
Na maioria das vezes
Mal interpretada
Na realidade
Não vivemos sem ela
É indispensável...
Pois os pontos lá na tabela
São matemática
Então vamos dizer sim,
Gostar um pouco mais dos números
Dos cálculos
Estudar para mudar esse problema
Que esta virando um dilema
Uma pedra dentro do sapato.

Apresentação

Seja bem-vindo ao curso Melhor Gestão e Melhor Ensino na Matemática, uma ação de formação continuada para professores do Ensino Fundamental II de Matemática e Língua Portuguesa, que faz parte do Programa Educação – Compromisso de São Paulo.
O  principal objetivo é de aprimorar a formação dos professores para participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.
Esse blog se destina a discussão sobre a Competência Leitora e Escritora na Matemática estudados no curso Melhor Gestão, Melhor Ensino da Diretoria de Ensino de Botucatu.
Este grupo de nossa Diretoria é formado por:

CAMILA FERNANDA MEIRA SABINO

ELIANE DE SOUZA
Olá a todos! Sou professora de Química e Matemática em Botucatu, mas atualmente estou na coordenação pedagógica na rede. Sou uma pessoa bem alegre e gosto muito de passear. Tenho 46 anos, sou viúva e tenho uma filha linda de 20 anos. Nasci e me formei em Santos e moro em Botucatu desde 1998. Gosto de me atualizar e conhecer pessoas.

JOSEANE DELGADO JACOIA
Sou professora há 21 anos. Sou formada em Ciências Físicas e Biológicas, e em Matemática também. Trabalho em uma escola pública. Sou casada há 15 anos e tenho dois filhos.
Gosto do que faço, porém a cada ano que passa, percebo que as dificuldades aumentam cada vez mais quanto à atenção e interesse por parte dos nossos alunos, por isso acho importante procurar informações novas que nos ajude a motivá-los e tornar nossas aulas mais agradáveis e inovadoras.

LUCINEI DO CARMO VIEIRA LOBO
Olá a todos! Sou licenciada em Matemática, Ciências Biológicas e Pedagogia. Leciono há 25 anos na Rede Pública Estadual e há 6 anos na Rede Pública Municipal.
Pretendo com este curso conhecer novas maneiras, didaticamente interessantes e inovadoras, para ministrar minhas aulas, melhorando meu desempenho como educadora.

MARIA ELISABETE CAMPANHA SIMÃO
Professora estadual há 27 anos, ansiosa por aprimorar conhecimentos neste curso. Meu passatempo predileto é passear com minha família: meu marido e minha filha de 10 anos.

REGIS EDUARDO PARENTI
Meu nome é Regis, sou formado em Matemática e leciono na cidade onde moro. Espero poder aprender coisas novas onde eu possa estar utilizando em sala de aula, e assim melhorar a aprendizagem.

VERENA FAWAZ ALI JAMMAL
Olá pessoal.... Sou Verena, tenho 29 anos e sou professora efetiva da Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino...
Na rede estadual sou professora de Matemática na EE Professora Danúzia de Santi e neste ano atuo no Ensino Fundamental.
Na rede municipal sou professora do Ciclo I, mas me encontro afastada na coordenação da EMEF Prefeito Aristeu Pedroso de Almeida (Ciclo II).
Sou apaixonada pela minha profissão e sem pretensão nenhuma, digo que se pudesse nascer de novo, escolheria ser professora, pois sou muito feliz e realizada na Educação, com todas as intempéries, a satisfação é bem maior.
O curso Melhor Gestão, Melhor Ensino está sendo muito benéfico na minha formação.